segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fideuá de frango





INGREDIENTES


6 colheres (sopa) de azeite
1kg de frango cortado à passarinho temperado a gosto
4 dentes de alho picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
1 pimenta dedo de moça sem semente picada
1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ litros de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 1/2 litros de água)
300g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite)
Sal a gosto
½ xícara (chá) de ervilha fresca
Tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
10 unidades de azeitona preta
6 ovos de codorna
Salsinha picada a gosto


Fideuá de frutos do mar:

6 colheres (sopa) de azeite
300g de camarões limpos temperados a gosto
300g de anel de lula com seus tentáculos temperados a gosto
4 dentes de alho picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
1 pimenta dedo de moça sem semente picada
1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
300g de mexilhões
300g de filé de peixe de carne firme (cação, namorado)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ litros de caldo de peixe (2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 1 1/2 litros de água)
300g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite)
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
Tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
10 unidades de azeitona preta
4 camarões graúdo para decorar
Salsinha picada a gosto

MODO DE PREPARO:

Numa frigideira em fogo médio doure em 6 colheres (sopa) de azeite, 1kg de frango cortado á passarinho. Junte 4 dentes de alho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadas grosseiramente, 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado grosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada e refogue por +/- 20 minutos ou até que os legumes comecem a caramelizar.
Acrescente 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó), a xícara ( chá ) de vinho branco seco, deixe evaporar o álcool e coloque 2 litros de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 1 1/2 litros de água). Tampe a frigideira e cozinhe por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo.


Fideuá de frutos do mar:

Numa frigideira em fogo médio refogue rapidamente por 2 minutos (SEPARADAMENTE) em 6 colheres (sopa) de azeite, 300 g de camarões limpos, 300 g de anel de lula com seus tentáculos. Reserve.
Na mesma frigideira acrescente 4 dentes de alho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadas grosseiramente, 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado grosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada e refogue em fogo baixo por +/- 20 minutos ou até começar a caramelizar, junte 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó), 300 g de mexilhões, 300 g de filé de peixe de carne firme (cação, namorado) e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco e deixe evaporar o álcool.
Acrescente 1 1/2 litros de caldo de frango(2 tabletes de caldo de frango dissolvido em 2 litros de água). Tampe a frigideira e cozinhe por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo.
Junte os camarões e lulas refogados ( reservados acima) 300 g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco mais de caldo de peixe. Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, os 4 camarões grandes e polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideira tampada.
Junte 500 g de macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco mais de caldo de frango. Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, estale 6 ovos de codorna, polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideira tampada.
Pulo do Gato: Fideuá é um tipo de paella preparada com pescado, frutos do mar e macarrão, prato típico marinheiro da comunidade de Valencia (Espanha). Dizem que a invenção do Fideuá foi em parte casual. O cozinheiro de um barco pesqueiro quando preparava a paella, tinha sempre um grande problema, pois seu patrão por adorar arroz, comia em demasia e quase não sobrava paella suficiente para os marinheiros e para solucionar esse problema, resolveu trocar o arroz por macarrão, para ver se o patrão comia menos.
O invento funcionou, porém a fama da receita espalhou-se pelos restaurantes do porto de Valencia e pouco a pouco se alastrou por toda a redondeza, consagrando-se como um prato característico e tradicional da cozinha valenciana.

Nenhum comentário: